sábado, 26 de maio de 2012

O que é?


O que é?
Doença parasitária crônica causada por vermes nematóides (as filárias).
Qual o microrganismo envolvido?
O parasita responsável pela doença humana é o nematóide Wuchereria bancrofti, sendo vetor o mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca).
Quais os sintomas?
Na fase aguda podem aparecer fenômenos inflamatórios, entre eles inflamação dos vasos linfáticos e linfadenites, além de sintomas gerais, como febre, dor de cabeça, mal estar, entre outros. Mais tarde, por um período que pode levar meses ou anos, os pacientes podem apresentar inchaço de membros, e/ou mamas no caso das mulheres, e inchaço por retenção de líquido nos testículos no caso dos homens. Doenças infecciosas da pele são freqüentes e presença de gordura na urina são outras possíveis manifestações. Pode ainda haver a evolução para formas graves e incapacitantes de elefantíase (aumento excessivo do tamanho de membros).
Como se transmite?
O ser humano é a fonte primária de infecção; o parasita é transmitido de pessoa a pessoa por meio da picada do mosquito Culex quinquefasciatus (pernilongo).
 Como tratar?
O tratamento é feito com medicamentos, de acordo com as manifestações clínicas resultantes da infecção pelos vermes adultos e depende do tipo e grau de lesão que estes vermes provocaram e suas conseqüências clínicas.
Como se prevenir?
Evitar a exposição prolongada aos mosquitos da espécie Culex quinquefasciatus nos locais onde ainda ocorre a transmissão. No Brasil, estes locais estão restritos a bairros periféricos dos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão e Paulista, todos da Região Metropolitana de Recife.


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Elefantiase


A elefantíase é causada quando o parasito obstaculiza o sistema linfático, afetando principalmente as extremidades inferiores, embora a extensão dos sintomas dependa da espécie de filáriaenvolvida.

Tem como transmissor os mosquitos dos gêneros culex, e algumas espécies do gênero Anopheles, presentes nas regiões tropicais e subtropicais. Quando o nematóide obstrui o vaso linfático, o edema é reversível; no entanto, é importante a prevenção, através do uso de mosquiteiros e repelentes, e evitanto-se o acúmulo de água parada em pneus velhos, latas, potes e outros.
Verme Brugia malayi.
As formas adultas são vermes nematóides de secção circular e com tubo digestivo completo. As fêmeas (alguns centímetros, podem chegar a 3 cm) são maiores que os machos (de 0,5 a 1,5 cm) e a reprodução é exclusivamente sexual, com geração de microfilárias. Estas são pequenas larvas fusiformes com apenas 0,2 milímetros.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Video sobre a Filariose

VIDEO:
EXTRAS:


Ciclo da Filária:


Doenças vetoriais - Youtube

Características Básicas:


  • Corpo cilíndrico
  • Reprodução sexuada
  • Sistema digestório completo
  • Não tem sistema respiratório

Sintomas da doença:


Alguns sintomas da filaríase são: febre, mal estar, tosse, asma, fadiga,sarampos, adenopatias (inchaço dos membros) , principalmente dos braços e das pernas.

Filárias

A filaríase ou filariose é uma doença parasitária, considerada como doença tropical infecciosa, causada por nematóides filariais da superfamília Filarioidea, também conhecida como Filariae.
Existem nove nematóides filariais conhecidos, que usam os humanos como hospedeiros definitivos. São divididos em três grupos de acordo com o nicho que ocupam dentro do corpo:
  • filariose linfática
  • filariose subcutânea
  • filariose da cavidade serosa.

Imagens Filárias:




Filária CSJ

Esse Blog foi dedicado as filárias, uma especie de nematoide  que aprendemos em aula.

Antônia Iepsen, Flávia Rocha, Giovana Demarco, Giulia Rosseli, Laura Mendéz, Manuela Mota.